letreiro

ESPORTE É SAÚDE, PRATIQUE!

TECNOLOGIA E SEDENTARISMO


A cada ano a tecnologia está cada vez mais presente e acessível em nossas vidas. Com isso temos mais conforto, evidentemente, mas será que a tecnologia é 100% benéfica?
Se o excesso de conforto gerar comodismo a tecnologia pode passar de benéfica a vilã, já que o sedentarismo é prejudicial à saúde.

Alguns exemplos:

A caminhada é exemplo de atividade física. Não faz muito tempo, pouquíssimas pessoas tinham condições de adquirir automóvel, e a ausência desse meio de transporte obrigava as pessoas a caminharem longas distâncias para tudo. Hoje em dia, as pessoas usam seus carros para percorrerem distâncias mínimas, como dois quarteirões para irem até a padaria!
Quando os aparelhos de tv não possuíam controle remoto, as pessoas eram obrigadas a levantar para ligar e desligar o aparelho, trocar de canal e até mesmo para aumentar e abaixar o volume.

 O telefone sem fio é outro vilão.  Quando esse recurso não existia, as pessoas se deslocavam de um cômodo a outro para atenderem as ligações. Hoje as pessoas levam para todo o canto da casa o telefone sem fio e seus celulares.
A urbanização nos municípios, com prédios sendo construídos nos lugares de casas, colabora para restringir espaços para as crianças brincarem e se divertirem com seus amigos. São comuns os momentos de lazer serem restritos a jogar videogame, usar o computador e assistir TV.

As invenções nos deixam inativos e inatividade significa adoecer!
Alunos da Escolinha de Esportes
Centro Comunitário Beija-Flor
Que tal começarmos agora uma atividade? A SESPORTUR oferece através de suas escolinhas de esportes várias modalidades. Comece participando da caminhada pela saúde que acontecerá tal dia tal local tal mês

Ivair Nunes Pinto
Educador Físico da SESPORTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário