letreiro

ESPORTE É SAÚDE, PRATIQUE!

IMPERFEIÇÕES NA COLUNA VERTEBRAL CAUSADAS POR MÁ POSTURA

As dores nas costas, cada dia mais comum em nossas vidas, são causadas quase sempre por má postura, postura incorreta ou sobrecarga.
A coluna vertebral estende-se do crânio até a pelve e é composta por uma série de ossos chamados vértebras, divididas em quatro regiões: cervical, torácica, lombar e sacrococcígea.
Sobrecargas na coluna, causadas por mochilas pesadas carregadas por um longo período, situação muito comum em estudantes adolescentes, podem causar imperfeições na postura, como a cifose, chamado de corcunda, em que os ombros se projetam a frente.
Quando sentamos de maneira incorreta e permanecemos em uma posição inadequada por longo período, corremos o risco de promover a escoliose, caracterizada por desvio lateral da coluna.
A lordose pode ser ocasionada por músculos fracos na região abdominal (ausência do fortalecimento muscular através de exercícios) e também por grande volume na mesma região (barriga). Ficar em pé durante muito tempo pode acentuar esse problema.
Cuidados em manter uma postura correta, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular podem ajudar na extinção ou alívio de tais problemas.
E diante da existência desses problemas, busque sempre a orientação de um ortopedista, fisioterapeuta e de um educador físico.


As escolinhas de esportes da SESPORTUR oferecem aulas de alongamento que é um exercício extremamente benéfico no caso dessas patologias. Clique na guia “Escolinhas de Esportes” e saiba onde praticar.

Ivair Nunes Pinto
Educador Físico da SESPORTUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário